quarta-feira, 22 de abril de 2009

2ª Oficina

OFICINA DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO
MINISTRANTE: RAILDA LEMOS SAMPAIO (GRADUANDA EM MUSEOLOGIA – UFBA)

PONTO DE VISTA


Minha pretensão não era formar museólogos e nem conservadores de obras de artes e dodocumentos antigos e históricos, mas de formar cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade enquanto membros da história.

Quando fui convidada para falar de conservação e preservação da memória (principalmente documentos e fotografia) fiquei preocupada como abordaria esse tema com a turma, mas tive um doce e maravilhoso engano, pois me deparei com um grupo engajado, crítico e com muita disposição para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do projeto.

Quando entrei no projeto, foi somente para dar um suporte e abordar as questões da conservação e da preservação do patrimônio. Pensei que daria minhas oficinas e acabaria aí minha participação. Engano meu. O envolvimento foi além da participação, pois a turma, apesar de estar numa fase de transição e mutação em suas vidas (a temível adolescência), tem senso crítico, fome de aprender e de conhecer novos horizontes. Como todos nós, eles estão lotados de sonhos, medo de não realizá-los, mas vontade de experimentar, tentar e o mais importante, vencer.

O que mais me surpreende em nossos encontros, é que não falamos somente de cultura, patrimônio, conservação e preservação, mas sim da vida, das possibilidades de cada um, da capacidade que todos têm e da importância de estudar para vencer na vida. A frase mais pronunciada ultimamente nos EUA “Yes, we can” (Sim, nós podemos – dita por Barack Obama) - faz cada vez mais sentido para esses pequenos indivíduos que acreditam no poder dos sonhos, com vontade e perseverança.

Para mim será muito gratificante se eu conseguir pelo menos despertar nessa turma a consciência e a importância da conservação, a noção do quão importante é para uma sociedade o patrimônio, a história para ser contada às próximas gerações e incutir no grupo que a atitude deles servirá de exemplo para os moradores de seu bairro.

COMENTÁRIOS DOS ALUNOS SOBRE A OFICINA DE CONSERVAÇÃO

A oficina de conservação e preservação foi muito importante por que através dela eu pude perceber e entender a importância da forma de guardar e conservar um documento. Aprendi que quando nós guardamos um documento grampeado ou preso com clip, com um tempo ele ficará marcado com ferrugem e também aprendi qual a posição em que ele deve ser armazenado. Para conservar ou restaurar um documento danificado, devemos nos proteger adequadamente com luvas, máscaras e guarda-pó e limpá-lo adequadamente. Eu achei a oficina muito legal.
Jamile Cruz dos Anjos

A conservação é uma forma de manter a vida útil de um objeto sendo ele papel, móvel, imóvel etc. A higienização deve ser feita periódica e regularmente. Deve ser feita de forma correta para remover só a sujeira e não tirar a tintura ou detalhe característico do objeto. Foi muito importante a aula de conservação.
Joana Erli

O diagnóstico deve ser a primeira etapa de todo processo de conservação. Com a conservação temos a possibilidade de ter acesso à história, muitas vezes esquecida no tempo.
Nívia Maria

A conservação é importante, tanto para guardar algo em “perfeito estado” quanto para conservar a memória de algo que foi importante. Conservar é uma demonstração de amor e importância para com aquilo que está sendo conservado.
Amanda Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores